SOBRE LIVE MARKETING



Live MKT é realmente algo novo?

 

O termo foi lançado no Brasil oficialmente em 2013 no Anuário Brasileiro de Live Marketing, e se define pelas “atividades de marketing que proporcionam interlocução viva entre marcas e pessoas, provocando compreensão diferenciada de produtos, serviços ou propósitos. Este tipo de ação promocional estimula e provoca através de experiências sensoriais. Por isso proporciona as melhores experiências de marca, superior a qualquer outra atividade de marketing, porque gera maior engajamento e envolvimento por parte das pessoas que participam”. — Promoview. Mas isso não é o mesmo que marketing promocional?

 

Live MKT é o mesmo que Marketing Promocional?

 

Sim! Muitas pessoas influentes no mercado chegaram à conclusão de que o Live MKT é a evolução do Marketing Promocional. A princípio o termo utilizando era Below the Line que designava as agências promocionais pelas atividades que não utilizavam os meios de comunicação de massa. O termo caiu em desuso, afinal “abaixo da linha” não é um bom termo para definir uma atividade de comunicação diversificada e complexa, não é mesmo?

 

Live MKT e sua amplitude

 

O Live MKT dá resultado? Depende! O resultado é diretamente relacionado ao objetivo. Algumas empresas recorrem ao live mkt como plano B e em alguns casos, são vistas pelos consumidores como oportunistas. Pode-se dizer que algumas métricas nesses casos são equivocadas, como por exemplo a medição de custo por impacto. Isso definitivamente não é métrica para o Live. As marcas que querem uma ação efetiva com Live Marketing necessariamente precisam ser consistentes em suas ações para, aí sim, ser relevante para o consumidor, construir marca, encantar, gerar relação direta e  provocar experiências que os aproxime.

 

Case Interessante

 

Talvez o maior exemplo de Live MKT aqui no Brasil seja o Rock in Rio, que reúne inúmeras atividades e experiências de marcas em um só lugar. Para Roberta Medina (dona da marca) a premissa básica do live marketing é tocar as pessoas, o que deixa a atividade muito mais complexa do ponto de vista dos riscos envolvidos, como acidentes, entre outros fatores.

 

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Então…

 

Podemos entender o conceito de live marketing como um processo que demanda várias etapas em busca de uma aproximação do público, descritas pela AMPRO como encontrar, mostrar, atrair, ativar, experimentar e fidelizar. Se realizadas corretamente e por profissionais qualificados, devem, cada vez mais, mudar e dominar a maneira de se relacionar com o público. Além disso , em tempos de redes sociais, esse engajamento se torna ainda mais estratégico para as companhias. “Portanto, todas as ações ou campanhas que utilizam ferramentas como campanhas de incentivo, ativações, em especial no ponto de venda, utilizando mídias em redes sociais, aplicativos para smartphones, dentre outros, são do escopo do live marketing, que passa a ser uma das suas ferramentas”. — Promoview

 

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Por Marcos Soares #BlogCriad

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