Tendências para uma nova era – Facebook “20 shifts for 2020”



No último dia 20 de abril, o Facebook IQ, grupo que estuda o andamento da rede social, lançou em seu site a primeira etapa de 20 tendências que guiarão o marketing e a comunicação do setor.

 

Alguns pontos chamam a atenção como, em 2020, mais pessoas terão telefones celulares do que água corrente ou eletricidade em casa, o mobile contribuirá com metade das vendas por e-commerce nos EUA, os millennials serão a metade da força de trabalho global, e o atendimento ao consumidor de forma presencial, por humanos, será reduzido em 85%.

 

O fato é que até lá, mais pessoas estarão conectadas à internet do que o oposto, e com isso, muitas oportunidades surgirão para o mundo digital. Hoje o Facebook conta com aproximadamente 1,86 bilhões de pessoas conectadas em interseções e mais de 5 milhões de anunciantes, e é nesse cenário que surge o “20 shifts for 2020”, ações e mudanças que tentarão potencializar a plataforma e melhorar os relacionamentos.

 

Avanços tecnológicos, mudanças de otimização e aceitação das demandas sociais são sempre muito importantes, porém fica a grande dúvida: Como esse crescimento afetará na vida das pessoas? Fica claro que precisamos refletir. Abaixo, segue algumas tendências já anunciadas.

Facebook Social Media

 

1 – Identidades Omniculturais

 

À medida que a tecnologia expõe as pessoas a mais perspectivas e as permitem explorar identidades multifacetadas, é natural que aumente a rejeição às fronteiras tradicionais. Por conta disso, as pessoas buscam cada vez mais outros meios personalizados, complexos e fluidos de auto-identificação. Enquanto essas mudanças – em áreas como gênero, parentalidade e pertencimento cultural e linguístico – têm sido construídas ao longo do tempo, nos próximos anos, espera-se que elas passem de nichos para normas.

 

2 – Novas negociações

 

A partir da evolução da tecnologia, as relações das pessoas com as empresas passam a ser mediadas pela própria tecnologia, fazendo um elo real entre as pessoas e as marcas. Entraremos em uma nova era de negociação contínua, pois a tecnologia facilita novas possibilidades, controle e vantagens para empresas e pessoas. Por outro lado, as pessoas esperam continuamente mais das marcas (por exemplo, melhores experiências móveis e atendimento ao cliente). E, ao mesmo tempo, a aceitação das pessoas de aumento de preços demonstra uma vontade crescente de pagar mais por conveniência quando se percebe que vale a pena o tempo e esforço economizado.

 

3 – Trabalho da próxima geração

 

Millennials têm ultrapassado oficialmente a geração X como a geração mais populosa no mercado de trabalho dos Estados Unidos, e estima-se que, em 2020, eles vão fazer a metade da força de trabalho global. À medida que esses nativos digitais crescem em número e influência, os Millennials definirão o futuro do trabalho. Enquanto tantos estudos sobre a mentalidade do Milênio deram resultados confusos (e mesmo contraditórios), quando se trata de por que e como eles querem trabalhar, a maioria dos Millennials parece ter claramente uma visão estratégica. E eles vão dirigir uma grande mudança cultural à medida que procuram mais propósitos – a flexibilidade e as conexões significativas com as organizações e pessoas com quem trabalham.

 

4 – Além do envelhecimento

 

À medida que as pessoas expandem suas perspectivas sobre o envelhecimento e cada vez mais vêem a aposentadoria como obsoleta, as noções ocidentais se alinharão com as de grande parte do resto do mundo, onde a instituição “aposentadoria” nunca foi tão relevante para começar. As pessoas que anteriormente podem ter visto a aposentadoria como um tempo para inatividade, cada vez mais se preparam para fazer seu melhor trabalho na melhor idade. Você os encontrarão vivendo vidas mais saudáveis e conectadas, e graças a essas conexões sociais habilitadas pela tecnologia, essas pessoas não só viverão melhor, mas também por mais tempo.

 

5 – Compras perto e longe

 

Será uma das grandes dualidades do comércio digital: o empurrão e a atração entre o local e o global. Por um lado, as pessoas irão cada vez mais valorizar e apoiar o comércio e a cultura no seu próprio quintal. E ao mesmo tempo, em nosso mundo cada vez mais globalizado, os dados do Facebook revelam que dos 65 milhões de negócios em nossa plataforma, 35% de suas conexões são para pessoas em outros países, e 8360 milhões de pessoas já participaram do comércio eletrônico transfronteiriço. É muito parecido com o fluxo de pessoas, ideias e tecnologia, e é notório que o fluxo crescente de produtos através das fronteiras continuará a nos conectar.

 

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#CriadSocialMedia

 

Fonte: https://insights.fb.com/2017/04/20/blurring-boundaries/

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