Gostaríamos de dividir com vocês um pouco das experiências vividas pela Criad Social Media. E nada mais justo que começarmos falando sobre a Adventure Boat – que é a nossa conta mais antiga – uma Agência de Turismo que presta serviços de passeios náuticos na Ilha Grande, além de atividades como: Rapel, Trilhas, Bike, Stand-up, Wakeboard e Flyboard.
Como todo planejamento de comunicação, o tempo dita os níveis de crescimento, assim como norteia a relevância que o seu conteúdo terá, portanto, não existe planejamento de comunicação sem que haja tempo hábil para a implementação. Além disso, não há receita de bolo para dialogar com o seu público-alvo.Então, construa, analise, mensure e se for o caso, recrie.
O começo do relacionamento afetivo
Antes de iniciarmos a apresentação da campanha “Somos o que buscamos”, precisamos apresentar alguns pontos. Em nosso primeiro contato com essa conta, tomamos as decisões baseadas em pesquisas de mercado. O planejamento estratégico foi desenvolvido entre a Criad e a Adventure Boat, tendo como objetivos principais: fomentar o destino, gerar informação local, falar sobre a Ilha Grande e apresentar os serviços prestados pela empresa, e sempre com uma abordagem mais institucional. Essa postura inicial gerou legitimidade à empresa, colocando-a como uma das principais fontes de pesquisa do destino Ilha Grande nas redes sociais. Rapidamente, perguntas como as seguintes começaram a surgir: “qual é o melhor lugar para se hospedar?”, “Quais são os passeios mais legais para se fazer na Ilha Grande?”, “Como faço para chegar na Ilha?”. Desta forma, conseguimos qualificar o nosso público, e as interações ficaram cada dia mais específicas e direcionadas. A partir desse novo cenário, decidimos mudar e mostrar o que de fato é a Adventure Boat.
O LÚDICO E O OBJETIVO
A Adventure Boat é uma daquelas empresas aonde os pés não saem do chão e as mãos não largam os sonhos. É um lugar onde os sorrisos são fartos, o atendimento é afetuoso, e a comunicação não pode ser fria, nem superficial. Por conta disso, após 5 meses de trabalho, decidimos mudar e partimos para uma estratégia que visava ilustrar melhor o que de fato era a empresa.
Foi assim, com essa mudança de planejamento, somando-se ao tempo de trabalho de comunicação, que o marketing de conteúdo se tornou potente e encantador. A mensuração dos resultados foi além do esperado. A Fanpage teve um crescimento de curtidas na página de 38.9% – que representa uma média de 34 pessoas por dia. As taxas de engajamento passaram a ser em média de 1.271 pessoas interagindo com a página, sendo registrado no mês de março o maior pico de crescimento com 1.775 pessoas engajadas com a marca.
INTEGRAR AS MÍDIAS E AMPLIAR A QUILIFICAÇÃO
Não foi só no Facebook que a campanha “Somos o que Buscamos” gerou relacionamento afetivo. O Instagram se tornou peça fundamental no desenvolvimento da comunicação, já que é uma das mídias mais importantes para ativar e posicionar marcas, tornando-se a possibilidade tangível da prestação de serviços ao cliente.
A POTENTE INTEGRAÇÃO COMO CONSEQUÊNCIA DA CAMPANHA
Com a quantidade certa investida em patrocínio, e a localização específica ditada pelo planejamento estratégico, foi possível otimizar o alcance de cada publicação e, consequentemente, gerou um maior engajamento do público – já qualificado em etapa anterior à nova campanha.
“Eu Amo Cataguás” foi o post “fenômeno” da Adventure Boat no Facebook. Comentários como: “Tô louca para conhecer”, “Fui e me apaixonei”, “Obrigada pelo carinho, quero encontrar pessoas tão especiais quanto vocês” – alimentaram os comentários da página, além de perguntas pontuais sobre preços e informações sobre os passeios. Somando-se a isso tudo, 41 pessoas foram marcadas por amigos com a promessa de realizar algum passeio oferecido pela Adventure Boat, aumentando a visibilidade da página e a taxa de conversão de público para cliente.
O RETORNO DE UMA COMUNICAÇÃO PLANEJADA
Afetividade, carinho, uma boa imagem perante o público, um bom relacionamento, mais pessoas alcançadas, mais clientes e mais serviços prestados. Todas as recompensas citadas são os retornos da comunicação, da junção do criativo com o analítico, do planejamento, da boa execução e do relacionamento contínuo proporcionados pelo marketing de conteúdo.
Toda essa construção evolutiva só passou a ter relevância com o tempo, porém, não menos importante, com a imersão dos envolvidos na construção, as longas conversas de planejamentos e criação foram essenciais para os resultados.
Agora estamos indo para a 3ª campanha com a Adventure Boat. Novidades virão, e o mais importante, todas as energias serão renovadas novamente. Em breve, teremos mais histórias sobre essa conta – que é nossa grande inspiração.
Quer saber o que os clientes têm a dizer sobre a Adventure Boat? Fique de olho no nosso Blog.
#CriadSocialMedia
Yeaahh!!
O blog ficou lindo, belo trabalho!um dia quero fazer um passeio com a adventure😃
“A Adventure Boat é uma daquelas empresas aonde os pés não saem do chão e as mãos não largam os sonhos. ” 😃