O Instagram vai começar a colocar anúncios na página Explorar, onde usuários descobrem conteúdos alinhados a seus interesses. As propagandas não aparecerão na grade da página, mas ao clicar em uma foto ou um vídeo do Explorar e rolar para baixo, será possível ver os anúncios.
Eles estarão em formato de foto e vídeo, e o primeiro anúncio — para IGTV — será lançado hoje. A equipe deve começar a trabalhar com parceiros selecionados nas próximas semanas e a ideia é oferecer os anúncios do Explorar para todos nos próximos meses.
Susan Buckner Rose, diretora de marketing de produto comercial, contou ao The Verge que os usuários vão à página Explorar para descobrir coisas novas e, por essa razão, têm uma mentalidade mais aberta para receber os anúncios. “É por isso que estamos realmente empolgados com isso”, conta.
Ela diz, ainda, que não há “nada especial” na grade “Explorar” que impeça que a equipe insira anúncios diretamente ali. Por isso, ainda não está claro por que ela será deixada livre das propagandas — pelo menos por enquanto.
Embora Buckner possa ter razão sobre uma predisposição maior para conhecer novos conteúdos e marcas, os usuários podem não gostar de ver sua experiência afetada por anúncios novamente. Como o Instagram já adicionou publicidade aos Stories e ao feed regular, o Explorar ainda era uma rota de fuga.
O Instagram continua a ser uma empresa gerida por anúncios que precisa atender às expectativas das marcas. Além disso, os usuários não pagam pelo uso diretamente. É como dizem alguns professores de marketing: “se você não paga por algo, isso provavelmente significa que você é o produto”.
Fontes: Olhar Digital e The Verge
Deixe seu comentário