Após começar a limitar uma série de conteúdos, o Instagram agora está liberando uma ferramenta para que usuários denunciem notícias falsas dentro da plataforma. De acordo com a rede social, a novidade segue o exemplo do Facebook e tem como objetivo diminuir o alcance das Fake News.
No entanto, diferente da novidade lançada em maio deste ano, o novo recurso do Instagram deve servir como uma espécie de “treinamento” para que a IA da empresa consiga lidar com esse tipo de material no futuro. Por isso, a rede social afirma que ainda está em um programa piloto.
Caso o usuário encontre um conteúdo que julgue falso, ele poderá tocar nos três pontinhos acima da postagem. Ao fazer isso, ele deve selecionar a opção “Inapropriado” e “contém informações falsas”. Segundo o Instagram, esse post será “minimizado”.
A rede social ainda deve limitar o alcance do conteúdo denunciado e notificar o responsável pela postagem. Tudo deve acontecer até o material ser analisado por um verificador de fatos, que deve decidir se há informações falsas ou não.
O aplicativo também afirma que as postagens serão analisadas pelos mesmos funcionários e métodos que são empregados pelo Facebook. A ideia é que o Instagram se aproveite da estrutura montada pela sua empresa-mãe e reduza o compartilhamento de boatos em sua plataforma.
Por enquanto, o novo recurso só está disponível para usuários nos Estados Unidos. Mesmo assim, o Instagram afirma que a intenção é treinar a sua IA para tornar sua plataforma mais limpa. Por isso, em breve a novidade também pode ser liberada em novos mercados.
Fontes: Tudo Celular e Engadget
Deixe seu comentário