Pessoas e páginas que possuem alta tração e audiência em seus respectivos canais no Facebook, como influenciadores, atletas, celebridades e afins, estão em vias de ganhar novos recursos de interação com os fãs e seguidores de suas páginas e perfis: segundo divulgou a própria rede social, as novidades inauguram funções como “stories colaborativos”, “stickers de resposta” e a descoberta de novas figuras públicas para seguir.
A mais abrangente das novidades é o emprego do algoritmo do Facebook dentro do perfil do usuário. Com base nos conteúdos que ele mais interage e quais páginas e pessoas têm sua curtida, a rede social começará a sugerir novos influenciadores para que ele passe a seguir. A ideia é ampliar a abrangência de conteúdo preferido pelos usuários da plataforma. Em tese, isso auxilia os perfis mais célebres a atingirem novas audiências.
Para gestores de páginas famosas, uma novidade é o que o Facebook chama de “story colaborativo”: desenhado especificamente para o uso em grandes eventos, o recurso consiste de várias personalidades colaborando para um mesmo story, “dando aos fãs do evento uma visão dele a partir de várias perspectivas”, segundo a empresa.
Outra novidade é no story em si, já que o Facebook está testando a disponibilidade de inserção de stickers de resposta a certas interações com os usuários. Não é muito diferente do que já se vê pelo Instagram: usuários poderão interagir diretamente com o story publicado, que poderá ou não ter sua resposta republicada na página do influenciador em questão, criando uma sensação de cumplicidade e interação direta entre a pessoa e seus fãs.
O Facebook também vem testando novas medidas de segurança para coibir a prática de abuso nas páginas de pessoas públicas, mas limitou-se a dizer apenas que busca assegurar “novas maneiras para ajudar a garantir que as interações entre pessoas e personalidades sejam seguras e autênticas”, sem detalhar exatamente quais as medidas referidas.
O recuso chamado “Facebook Stars” já se encontrava disponível para streamers e produtores de conteúdo, mas agora é expandido para outros perfis de influência. A grosso modo, ele permite que o produtor do conteúdo exibido recompense seus usuários com benefícios, de acordo com o volume de interação em seus vídeos. Por exemplo, um especialista em maquiagem pode compartilhar tutoriais diretamente ao fã que mais lhe ofereça “estrelas” como interação durante um vídeo ou transmissão ao vivo. A grosso modo, fãs incentivam criadores de vídeo com “estrelas” e, dependendo do quanto o mesmo interage, pode ganhar benefícios desse influenciador.
Finalmente, para influenciadores que lidam diretamente com o comércio de produtos ou que utilizem o Facebook para marcar produtos de seu interesse, a rede anuncia a chegada de recursos que prometem auxiliar o perfil a ganhar dinheiro com isso. A ferramenta exemplificada é a mesma que existe no Instagram — deslizar o dedo para cima a partir da base da tela para acessar um link específico. Segundo o Facebook, isso oferece às figuras públicas uma forma de conectar produtos ou outras recomendações que desejem compartilhar com seus seguidores. Além disso, a rede também criou novas maneiras para esses influencers marcarem produtos que eles queiram vender diretamente para seus fãs nas postagens de fotos e vídeos, o que também chegará aos Stories da plataforma.
Todas as ferramentas acima já estão sendo implementadas e devem aparecer gradualmente para toda a base da rede.
Fonte: Canal Tech
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